Open Banking Santander - Realizei a parametrização via Assistente do Open Banking, porém, não consigo registrar boleto ou recebo Retorno em branco na tentativa, o que revisar?
FAQ_CIGAM > FAQ_Finanças > Gestão Financeira > Open Banking Santander - Preenchimento do Convênio no cadastro de Portador para correta geração do Workspace
Importante: As dicas contidas neste documento, referem-se a cases atendidos em Ordens de Serviço do Suporte. Sendo assim, são dicas para possíveis soluções relacionadas as situações apresentadas. Podem haver casos não atendidos em sua totalidade ao executar as dicas desta FAQ, entretanto a premissa para o atendimento é que inicialmente sejam avaliadas estas dicas.
Um dos motivos pela não comunicação com a API do Santander, mesmo obtendo sucesso ao final da parametrização do Assistente do Open Banking mas erro na tentativa de registro de um boleto, pode estar associado entre outras coisas, pela forma de preenchimento das informações do Portador utilizado, mais precisamente do Convênio.
Preenchimento do Convênio no cadastro de Portador para correta geração do Workspace
O banco Santander utiliza o recurso de workspace, sendo como um espaço onde os convênios e contas correntes ficam vinculadas. Ao realizar a parametrização do Open Banking (OB) via Assistente, o Cigam automaticamente criará um novo workspace e vinculará a ele o convênio do(s) portador(es) selecionado(s) durante a etapa do assistente.
Para a correta criação deste workspace, deverá ser preenchido corretamente o campo de Convênio no cadastro de Portador. Neste sentido, poderá ser comum haver um portador com convênio informado com 20 posições para uso nas rotinas de CNAB já existentes do Cigam, porém, este não é o formato aceito pelo OB que possui sua regra singular definida pelo banco em seu manual de API de Cobrança: Userguide - Emissão de Boletos. Portanto, devendo o portador respeitar a regra e ter somente o código do beneficiário contendo 7 algarismos preenchido no campo de Convênio.
A falta do correto preenchimento do convênio no cadastro de portador, não acusará erro no Assistente, sendo possível receber o sucesso ao final de sua execução, porém, a tentativa de registro trará um Retorno em branco (vazio) por conta da falha na comunicação com a API.
Para realizar a verificação se foi possível criar um workspace Santander corretamente, é possível acessar a tela de Parâmetros Open Banking através do Cadastro de Bancos, utilizando-se do botão Open Banking localizado na parte inferior. Então, utilize o botão Credenciais para verificar as informações de credenciais. Neste ponto, haverá o Workspace Santander, que não permitirá edição de sua informação, mas que deverá estar preenchido. Estando este em branco, significará que o workspace não pôde ser criado no momento da parametrização via Assistente do OB. Recomenda-se assim, a revisão das informações de credenciamento e do Portador, principalmente como o Convênio do Portador conforme acima explicado.
Abaixo, imagem da parametrização de Credenciais de um OB Santander com erro (sem informação para a linha do Workspace Santander):
Abaixo, imagem da parametrização de Credenciais de um OB Santander correta (com o Workspace Santander preenchido com seu código):
Documentação Santander