Grupo Fiscal

De CIGAM WIKI
Revisão de 11h37min de 25 de junho de 2024 por Camila.Oliveira (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Voltar

Utilidades/Diversos > Genéricos > Cadastros > Empresas/Pessoas > Grupo Fiscal

Grupo Fiscal

GE Guia Fiscal Grupo Fiscal

CNAE

Informe o código CNAE referente à atividade desta empresa. A saber: CNAE - Classificação Nacional de Atividades.

CNAE Serviço

CNAE de serviço (Código Nacional de Atividade Econômica) para cada material fornecido pela empresa. Esta informação será utilizada na geração de GIAs para os municípios que necessitem desta informação.

CANAE

Regime Tributário

Caso você gere informações para a GIA (ou conforme o estado para declarações de Guia de Informações e Apuração de ICMS) este campo deverá ser preenchido conforme o estado (e se o mesmo necessitar) com a informação do Regime Tributário da empresa. Para o estado de São Paulo, estes são os códigos para o Regime Tributário:

  1. - RPA (Regime Periódico de Apuração).
  2. - RES (Regime por Estimativa).
  3. - RPA-DISPENSADO.
  4. - ME-ST (Microempresa – operações com mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária).

Voltar ao início

Listar ISS

Este campo será apresentado como sugestão nas telas de lançamentos, pasta Complemento e na geração das Notas Fiscais.
As opções são: Não, Abertura e Sim. A opção Abertura deverá apenas ser utilizada quando gerar notas fiscais. No caso, quando o cliente gerar o ISS, o sistema ao pesquisar os lançamentos que possuem o campo Listar ISS como Sim, utilizará as informações dos lançamentos e caso esteja como Abertura, utilizará as informações da nota fiscal. Por regra, consequentemente o lançamento financeiro deverá ser gerado a partir de uma nota fiscal quando a opção for abertura.

Contribuinte exclusivamente do ISS

Esta opção ficará visível apenas para as empresas do Distrito Federal. Quando marcada marcada esta opção o sistema emitirá o seguinte alerta: "Quando selecionado que o contribuinte é exclusivo de ISS, deve-se lembrar de colocar a informação da Inscrição Estadual no campo Inscrição Municipal". Ao emitir uma Nota Fiscal Eletrônica para uma empresa que possua a opção Contribuinte exclusivamente do ISS marcada o sistema passa a gerar a tag <IE> referente à inscrição estadual do destinatário em branco.

Optante pelo simples

Esta opção deve ser selecionada por empresas enquadradas como ‘SIMPLES’, que precisam gerar o arquivo Sintegra. Estando selecionada, no arquivo Sintegra, registro 50 não será listado o ‘Valor ICMS’ do botão ‘Impostos’ das Notas Fiscais de Entrada e Saída.

Voltar ao início

Código EAN

Informe neste campo o código EAN da empresa. Este código é obtido mediante registro na entidade EAN Brasil. Maiores informações acesse: www.eanbrasil.com.br

Data DIRF

O dado constante deste campo será utilizado ao emitir o relatório DIRF. As opções deste campo são: 'Crédito' e 'Pagamento'. Ao gerar o relatório de DIRF, o sistema considerará esta informação para filtrar as datas de lançamento, no caso, se por data de crédito ou por data de pagamento. O uso é concomitante com o campo Listar Dirf.

Tipo de Operação

Neste campo você cadastra o tipo de operação padrão para utilização deste cliente.

Listar DIRF

O uso é concomitante com o campo Data Dirf.

CPF do Produtor Rural

Informe neste campo o CPF do produtor rural pessoa física no estado de SP, mesmo que ele possua CNPJ. Essa informação será utilizada na EFD-REINF, registro 20 do evento R-2055. Campo disponível a partir da [Versão 240506 1].

Órgão Público

A informação desse campo será utilizada na geração de obrigações acessórias quando houver alguma particularidade que diga respeito a um órgão público.

Descontar retenção no boleto

Voltar ao início

Versão 240506

  1. Liberado a partir da OS 699270/8.