Balancete - Demonstrativo e Indicadores
BI > BI Dashboards > BI Contábil > Balancete - Demonstrativo e Indicadores
Apresenta dados consolidados do ano selecionado, apresentando um layout que utiliza um demonstrativo e indicadores contábeis.
Através desta visão, é possível visualizar de forma clara os valores de saldos, débitos e créditos de todos os meses do ano, do plano de contas contábil.
Filtros:
- Período: Ano a ser avaliado na movimentação contábil.
- Unidade de Negócio: Quais unidades serão avaliadas. Deixe em branco para considerar todas.
Todos os dados exibidos refletem dados realizados, com o cenário 'Contabilidade'.
Indicadores:
Os valores apresentados inicialmente refletirão o ano filtrado. No entanto, ao selecionar qualquer métrica do demonstrativo (Balancete), o filtro para os indicadores será aplicado, referente ao mês posicionado.
IMPORTANTE: Os Indicadores contábeis são conjuntos de métricas quantitativas que monitoram a performance contábil em seus diferentes aspectos e são alimentados pelos registros contábeis, como o balanço patrimonial, demonstração de resultados (DRE).
As métricas utilizadas neste dashboard padrão, são expressões baseadas no plano de contas utilizado na Loja BI. Assim, é importante revisá-las e adequá-las de acordo com o plano de contas do cliente.
- L.Corrente: Liquidez Corrente, se refere à capacidade que a empresa tem de cobrir os custos das suas dívidas a curto prazo. O cálculo é feito da seguinte maneira:
soma dos direitos de curto prazo/ativos circulantes (pagamentos de clientes a receber, montante nas contas do banco, estoques entre outros) dividida pela soma das dívidas de curto prazo/passivos circulantes (fornecedores a pagar, impostos, financiamentos entre outros);
Uma liquidez corrente maior que 1 indica que a empresa possui mais ativos circulantes do que passivos circulantes, o que geralmente é considerado saudável, pois significa que a empresa tem recursos disponíveis para quitar suas obrigações de curto prazo.
- L.Geral: Liquidez Geral, considera todos os valores, inclusive os de médio e longo prazo, para avaliar a capacidade de pagamento de dívidas que o negócio possui. Entram nesse cálculo as previsões de até 12 meses a frente como compras parceladas, empréstimos que deverão ser quitados e aplicações de longo prazo. A fórmula para calcular a liquidez geral é:
- Liquidez Geral = (Ativos Circulantes + Ativos Não Circulantes) / Passivos Circulantes
- Como na liquidez corrente, um valor maior que 1 indica que a empresa tem recursos suficientes para cobrir suas obrigações.
- L.Imediata: Liquidez Imediata, um indicador que guarda grandes semelhanças com os de liquidez corrente e seca, mas, que se mostra mais conservador no sentido de considerar somente montantes que estão realmente disponíveis de forma imediata para quitar dívidas, como por exemplo, saldo do banco e capital no caixa. A fórmula básica para calcular a liquidez imediata é:
Ativos Disponíveis / Passivos Circulantes
Os ativos disponíveis geralmente incluem dinheiro em caixa e equivalentes de caixa.
- L.Seca: Liquidez Seca, esse indicador de liquidez é bastante parecido com o indicador de liquidez líquida, porém, em seu cálculo não inclui o estoque pelo fato de considerar que não tem compatibilidade com o grupo de patrimônio em que está inserido. A fórmula para calcular a liquidez seca é:
(Ativos Circulantes - Estoques) / Passivos Circulantes
Isso proporciona uma visão mais conservadora da capacidade de uma empresa de pagar suas obrigações de curto prazo, uma vez que exclui um ativo que pode ser menos líquido.
Demonstrativo:
O demonstrativo, denominado "Balancete", exibirá o plano de contas contábil possibilitando abrir vários níveis. Os dados apresentados em cada conta serão agrupados pelos meses referentes ao ano filtrado. Para cada mês, será apresentado Saldo Inicial, Débitos, Créditos e Saldo Final.
Gráfico Liquidez Geral (Evolutivo):
Demonstrará a evolução do indicador de Liquidez Geral, de todos os meses do ano filtrado, possibilitando entender a evolução deste indicador.
Botão "Detalhar":
Este botão efetuará um detalhamento das movimentações contábeis junto com um resumo de todas as contas de nível acima da selecionada no demonstrativo.
Para utilizar, siga as seguintes etapas:
- 1. Selecione no demonstrativo a métrica de uma conta desejada, no mês que você precisa fazer a análise.
- 2. Observe que será aberto um resumo contábil do mês desta conta e de sua hierarquia.
- 3. Selecione a conta desejada para abrir seu detalhamento dos lançamentos contábeis na GRID abaixo (Detalhamento - Lançamentos Contábeis), sendo possível avaliar toda a movimentação.
- 4. Ao selecionar o lançamento, observe que os botões abaixo ficarão habilitados (Acesso Rápido).
- 5. Estes botões serão úteis quando você estiver usando o dashboard dentro da aplicação CIGAM, pois através da integração com programas CIGAM, será aberta a tela do movimento (Lançamento Contábil, Estoque, NF Entrada ou NF Saída), conforme o tipo de documento categorizado pela rotina.
Importante!
Consideramos para apresentação neste dashboard, os dados já sincronizados.
Caso encontre divergências ou dados incompletos, efetue a sincronização dos meses desejados, nos painéis de Implementação contábil ou Balancete.