CC Parâmetros Plano Contas Referencial
Contábil > Contabilidade > Parâmetros > SPED > Plano Contas Referencial
Rotina de importação e consulta do plano de contas referencial a ser relacionado com o plano de contas contábil.
Poderão ser importados mais de um plano de contas referencial.
OBS.: os planos de contas referenciais estão divididos em dois arquivos para cada enquadramento. Ex.: Entidade 1 – PJ em Geral devem ser importados os arquivos L100A (contas de ativo e passivo) e L300A (contas de resultado).
1. Carga das novas entidades cadastradas.
2. Importando o arquivo correspondente ao plano de contas referencial:
O arquivo a ser importado fica disponibilizado na pasta de instalação do PVA da ECD e/ou ECF, (para fazer o download do PVA da ECD e ECF deve ser acessado o site do SPED - http://sped.rfb.gov.br/) normalmente em \\Arquivos de Programas RFB\Programas SPED\SpedContabil\recursos\tabelas, variando de acordo com o plano selecionado e em sua descrição ficam indicados quais os arquivos que deverão ser importados, por exemplo:
Plano: 1 - PJ em Geral (L100A + L300A da ECF), importará os arquivos L100_A e L300_A:
- SPEDCONTABIL_DINAMICO_2014$SPEDECF_DINAMICA_L100_A + SPEDCONTABIL_DINAMICO_2014$SPEDECF_DINAMICA_L300_A
Como fazer:
a. Selecione a entidade responsável pelo plano de contas referencial que será utilizado;
b. No campo “Opção” escolha “Importação”;
c. No campo “Tipo” escolha “Atualização”;
OBS: Sobreposição é utilizada na primeira importação ou quando for necessário excluir as contas referenciais já existentes. Atualização é utilizada quando é necessário incluir contas referenciais ainda não importadas.
d. No campo “Delimitador” escolha “B_Pipe |”;
e. No campo “Arquivo” escolha o primeiro arquivo disponibilizado pela receita, conforme orientações acima;
f. Confirme a primeira importação clicando no botão confirmar;
g. No campo “Arquivo” escolha o segundo arquivo disponibilizado pela receita, conforme orientações acima;
h. Confirme a segunda importação clicando no botão confirmar;
i. Altere o campo “Opção” para “Consulta” e verifique se o plano foi importado corretamente.
Filtros:
Entidade: Informar a instituição responsável pela manutenção do plano de contas referencial a ser informado (conforme tabela entidades do plano referencial acima). Observar também a forma de tributação da empresa;
Opção: pela opção Importação é possível importar o plano de contas referencial fornecido pela Receita Federal e pela opção Consulta, após a importação, é possível visualizar o plano importado;
Tipo: campo habilitado apenas quando o campo Opção for igual a Importação. Há duas possibilidades de importar o plano de contas: na opção Sobreposição o sistema irá excluir todas as outras contas importadas anteriormente e importar o arquivo indicado e na opção Atualização o sistema irá importar o arquivo indicado e manter as contas importadas anteriormente;
Delimitador: o arquivo padrão do plano referencial das instituições 10 e 20 tinha os campos separados por ponto e vírgula “;” e os novos arquivos são separados por pipe “|”. Verificar qual é o separador dos campos no arquivo a ser importado e informar a opção;
Arquivo: informar o caminho e o nome do arquivo a ser importado. Os dois arquivos podem ser encontrados no mesmo caminho onde o validador do ECD foi instalado.
Ex.: C:\ Arquivos de Programas RFB\ Programas SPED\ SpedContabil\ recursos\ tabelas\ SPEDCONTABIL_DINAMICO_2014$SPEDECF_DINAMICA_L100_A$8$386.
C:\ Arquivos de Programas RFB\ Programas SPED\ SpedContabil\ recursos\ tabelas\ SPEDCONTABIL_DINAMICO_2014$SPEDECF_DINAMICA_L300_A$4$395.
Manuais Referenciados: