Quais configurações devem estar marcadas ou parametrizadas para que a NF de Entrada seja integrada com o módulo Patrimonial?
FAQ_CIGAM > FAQ_Contábil > Controle Patrimonial > Quais configurações devem estar marcadas ou parametrizadas para que a NF de Entrada seja integrada com o módulo Patrimonial?
Índice
Palavras-Chave
Integração de Notas com o Patrimônio. Patrimônio. Ativo Imobilizado. Bem. Como integrar nota de entrada com o patrimônio. Como integrar o Patrimônio com o Escrita Fiscal/Compras.
Quais configurações devem estar marcadas ou parametrizadas para que a NF de Entrada seja integrada com o módulo Patrimonial?
Configurações
Para habilitar a tela de integração algumas configurações precisam estar parametrizadas:
PA - GE - 80196 - Utiliza Integração Patrimônio X Escrita Fiscal/Compras deve estar marcada;
PA - GE - 80197 - Data Integração Patrimônio X Escrita Fiscal/Compras, deve indicar a partir de qual data deve existir integração com o Patrimônio.
CO - DU - 417 - Exigir duplicatas N.F.E., deve estar como "Sim" para ser exigida a geração do financeiro para não ocorrer divergências ao acessar a nota fiscal de entrada, após ser gerado o cálculo do bem.
Controle Patrimonial do Tipo de Operação
No tipo de operação há o campo denominado Controle Patrimonial e é ele quem vai definir a regra de busca para habilitar ou não a tela de integração ao lançar um item/material.
O Controle Patrimonial pode ser:
Conforme item: A integração para o Patrimônio ocorrerá apenas para os itens cadastrados como “Tipo BEM”.
Sim: Independente do item da nota estar cadastrado como “Tipo BEM” ou “Tipo NULO” será gerado a integração patrimonial;
Não: Será permitido a utilização deste Tipo de operação apenas em itens patrimoniais.
Material do Tipo Bem x Utilizar Número de Série
O campo Utilizar número de série define se será gerado um único bem no patrimônio indiferente da quantidade de itens da NF ou se para cada item da NF será gerado um bem.
Quando o Material for do tipo Bem e Utilizar número de série, ao selecionar o item, sistema abrirá a tela para o cadastro de série, onde devem ser cadastradas tantas séries quanto a quantidade de itens da NF para fazer um cadastro de cada um deles no Patrimonial. (Neste caso, não tem a ver com número de série e sim a quantidade de itens- somente nestes materiais do tipo BEM).
Ao cadastrar a NF de entrada irá abrir o cadastro do patrimonial tantas vezes quantas forem cadastradas as séries ou quantidade de itens a ser cadastrado no patrimonial um a um:
Neste caso, foram cadastrados 3 itens. Então, são 3 numerações que podem ser números aleatórios.
Considerando este exemplo, com 3 números de série cadastrado. Deverá abrir 3 vezes o cadastro dos bens no patrimonial, mostrando o código sequencial dos bens na ordem correta. (Ou tantos itens quanto precisarem cadastrar ref. a mesma NF).
Outras parametrizações necessárias
É necessários que o usuário tenha os direitos de acesso ao módulo patrimonial.
Para que o código do bem seja criado de forma automática e sequencial, após digitar o grupo patrimonial, as configurações PA - GE - 80080 - Máscara da planta local bem, PA - GE - 80081 - Máscara do bem e PA - GE - 80082 - Máscara do grupo patrimonial devem estar parametrizadas com a formatação das máscaras a serem utilizadas.
Menus
As configurações indicadas neste documento, podem ser acessadas no menu Utilidades/Diversos > Genéricos > Parâmetros > Configurações.
Para acesso ao cadastro de tipo de operação, acesse o menu Fiscal > Escrita Fiscal > Parâmetros > Tipo de Operações.
Quanto ao cadastro de materiais, acesse Suprimentos > Gestão de Materiais > Cadastros > Materiais.