CC - Como Fazer - Descontabilização
A integração com a Contabilidade possibilita que as informações registradas no Sistema sejam contabilizadas atualizando no módulo de Contabilidade. Este procedimento necessita estar diretamente relacionado para que os lançamentos não estejam divergentes. Por outro lado há a possibilidade de modificar a contabilização individualmente ou através da rotina de descontabilização com vários lançamentos na sequência.
O módulo de Contabilidade não permite a modificação e exclusão dos lançamentos contábeis, quando os mesmos forem oriundos de integração (rotina de contabilização). Neste caso as modificações devem ser realizadas sempre na origem, ou seja, modificando o campo ‘Contabilidade’, por exemplo, de “Contabilizado para “ a Contabilizar” executando a tarefa de exclusão dos respectivos lançamentos na Contabilidade. Após esta exclusão, os mesmos poderão ser contabilizados novamente.
Quando o procedimento de exclusão estava sendo realizado manualmente e o usuário se esquecia de excluir algum lançamento na Contabilidade, numa nova contabilização as informações poderiam estar em duplicidade.
Índice
- 1 Qual a configuração que indica a integração com a Contabilidade?
- 2 A partir de qual versão do CIGAM está disponível a descontabilização integrada ao módulo de Contabilidade?
- 3 Quais são as tabelas do CIGAM e os respectivos nomes lógicos que devem estar criados no ambiente, para que ocorra a descontabilização?
- 4 Como descontabilizar os lançamentos financeiros?
- 5 Como descontabilizar as notas fiscais de entrada?
- 6 Como descontabilizar o CMCV das notas fiscais de entrada?
- 7 Como descontabilizar as notas fiscais de saída?
- 8 Como descontabilizar o CMCV das notas fiscais de saída?
- 9 Como descontabilizar os movimentos de estoque?
- 10 Como descontabilizar os resumos de apuração?
- 11 Como visualizar o LOG das modificações na contabilização?
- 12 Quais são as opções de modificações na contabilização?
- 13 Quais são as proteções realizadas no módulo de Contabilidade?
Qual a configuração que indica a integração com a Contabilidade?
A configuração GF - GE - 488 - Integração Contábil é a que indica a existência ou não de integração com o módulo de Contabilidade. A opção “Contábil CIGAM” representa essa respectiva integração. Já as opções “Nenhum” e “Outros” não possuem a mesma com o módulo em questão, bem como permitem que o campo ‘Contabilizado’ seja modificado livremente.
Integridade no processo de descontabilização
Importante:
Recomendamos o uso da configuração CC - MO - 80216 - Bloquear lançamentos Contábeis integrados. MARCADA, pois tem a finalidade de garantir a integridade entre os registros da contabilidade e suas origens.
Quando marcada, ao executar a rotina de Descontabilização, além de alterar o campo Contabilidade das origens para o novo status selecionado, sendo uma movimento até então contabilizado, o lançamento contábil será excluído do Módulo Contábil.
Ao manter esta configuração desmarcada, ao rodar a Descontabilização, apenas haverá a troca do status do campo contabilidade das origens, mantendo os lançamentos contábeis da operação no Módulo Contábil.
Quando a configuração GF - GE - 488 - Integração Contábil for diferente de “Contábil CIGAM”, e a CC - MO - 80216 - Bloquear lançamentos Contábeis integrados., não haverá exclusão de correlatos. Ou seja, não será excluído o lançamento contábil, apenas alterado status contábil da origem, já que qualquer valor diferente de “Contábil CIGAM” indica que não há integração contábil e o campo "Contabilizado" pode ser modificado livremente.
A partir de qual versão do CIGAM está disponível a descontabilização integrada ao módulo de Contabilidade?
A solução da descontabilização integrada ao módulo de Contabilidade está disponível a partir da patch “e” da versão 151103.83 e na versão 160201.84.
Importante: O módulo de Contabilidade também necessita estar atualizado a partir da versão 160201 RC.
Quais são as tabelas do CIGAM e os respectivos nomes lógicos que devem estar criados no ambiente, para que ocorra a descontabilização?
A descontabilização utiliza algumas tabelas do CIGAM que necessitam estar atualizadas bem como criados seus respectivos nomes lógicos. Abaixo segue a relação destas tabelas:
Tabela | Nome lógico | Tradução |
---|---|---|
279 – AUDITOR TABELAS CIGAM | GEAUDTCIGAM | GEAUDTCI |
355 – INTEGRACAO DESCONTABILIZA | CCINTEGDESCONTAB | TTE%USUARIO% |
Importante: Os nomes lógicos necessários já são criados automaticamente via AtualizaCIGAM.
As tabelas citadas possuem incremento da chave controlado através do cadastro “Últimos Ids Sequenciais”, onde deve estar registrado o campo ‘Último Id’ do último registro que foi criado nas mesmas. O CIGAM já cria esta informação automaticamente, mas é importante verificar se a mesma está cadastrada corretamente.
Menu: Utilidades/Diversos > Genéricos > Parâmetros > Específicos > Últimos Ids Sequenciais
Como descontabilizar os lançamentos financeiros?
A rotina “Descontabiliza NF/Lançamento”, localizada no menu Finanças > Gestão Financeira > Rotinas > Operacionais permite modificar a contabilização de vários lançamentos financeiros através dos filtros com intervalos de unidades de negócio, datas e portadores.
Quando realizar a confirmação (botão ‘Confirmar’) da execução da rotina é apresentada tela com todos os lançamentos financeiros que receberão as modificações na contabilização. Caso tenha algum impedimento, o mesmo é indicado na tela.
Aqueles lançamentos financeiros sem impedimento poderão receber a modificação na sua contabilização indicando o resultado do processamento na tela. Já os demais necessitam ser avaliados para, posteriormente, também serem modificados.
Há a possibilidade de modificar a contabilização do lançamento financeiro, individualmente, diretamente no seu respectivo cadastro.
Em ambos os casos ocorre a exclusão dos lançamentos no módulo de Contabilidade.
Quando a configuração GF - GE - 488 - Integração Contábil estiver selecionada como “Nenhum” ou “Outros” indicando não haver a integração com o módulo de Contabilidade é exibida a tela da rotina “Descontabiliza NF/Lançamento” que, quando confirmada (botão ‘Confirmar’), apenas modificará o conteúdo do campo ‘Contabilidade’ sem realizar a exclusão dos lançamentos na Contabilidade. Da mesma forma no cadastro do lançamento financeiro.
Como descontabilizar as notas fiscais de entrada?
A rotina “Descontabiliza NF/Lançamento”, localizada no menu Finanças > Gestão Financeira > Rotinas > Operacionais permite modificar a contabilização de várias notas fiscais de entrada através dos filtros com intervalos de unidades de negócio, datas e tipos de operação.
Quando realizar a confirmação (botão ‘Confirmar’) da execução da rotina é apresentada tela com todas notas fiscais de entrada que receberão as modificações na contabilização. Caso tenha algum impedimento, o mesmo é indicado na tela.
Aquelas notas fiscais de entrada sem impedimento poderão receber a modificação na sua contabilização indicando o resultado do processamento na tela. Já as demais necessitam ser avaliadas para, posteriormente, também serem modificadas.
Há a possibilidade de modificar a contabilização da nota fiscal de entrada, individualmente, diretamente no seu respectivo cadastro.
Em ambos os casos ocorre a exclusão dos lançamentos no módulo de Contabilidade.
Quando a configuração GF - GE - 488 - Integração Contábil estiver selecionada como “Nenhum” ou “Outros” indicando não haver a integração com o módulo de Contabilidade é exibida a tela da rotina “Descontabiliza NF/Lançamento” que, quando confirmada (botão ‘Confirmar’), apenas modificará o conteúdo do campo ‘Contabilidade’ sem realizar a exclusão dos lançamentos na Contabilidade. Da mesma forma no cadastro da nota fiscal de entrada.
Como descontabilizar o CMCV das notas fiscais de entrada?
O CMCV (Custo das Mercadorias Compradas e Vendidas) é contabilizado separadamente quando a configuração GE - VC - 1135 - Versão do Libera Contábil estiver selecionada como “2 Versão 2.0”, a configuração ES - GE - 1376 - Versão para o Processa Estoque for igual a “3.0”, bem como existir a parametrização na respectiva linha ‘CMCV’ do cadastro da regra contábil do tipo de operação. Neste caso a rotina “Descontabiliza NF/Lançamento”, localizada no menu Finanças > Gestão Financeira > Rotinas > Operacionais permite modificar a contabilização de “Contabilizado” para “Parcialmente Contabilizado” das notas fiscais de entrada através dos filtros com intervalos de unidades de negócio, datas e tipos de operação.
Quando realizar a confirmação (botão ‘Confirmar’) da execução da rotina é apresentada tela com todas notas fiscais de entrada que receberão as modificações na contabilização quanto ao CMCV. Caso tenha algum impedimento, o mesmo é indicado na tela.
Aquelas notas fiscais de entrada sem impedimento poderão receber a modificação na sua contabilização indicando o resultado do processamento na tela. Já as demais necessitam ser avaliadas para, posteriormente, também serem modificadas.
Há a possibilidade de modificar a contabilização da nota fiscal de entrada quanto ao CMCV, individualmente, diretamente no seu respectivo cadastro.
Em ambos os casos ocorre a exclusão dos lançamentos no módulo de Contabilidade.
Quando a configuração GF - GE - 488 - Integração Contábil estiver selecionada como “Nenhum” ou “Outros” indicando não haver a integração com o módulo de Contabilidade é exibida a tela da rotina “Descontabiliza NF/Lançamento” que, quando confirmada (botão ‘Confirmar’), apenas modificará o conteúdo do campo ‘Contabilidade’ sem realizar a exclusão dos lançamentos na Contabilidade. Da mesma forma no cadastro da nota fiscal de entrada.
Como descontabilizar as notas fiscais de saída?
A rotina “Descontabiliza NF/Lançamento”, localizada no menu Finanças > Gestão Financeira > Rotinas > Operacionais permite modificar a contabilização de vários notas fiscais de saída através dos filtros com intervalos de unidades de negócio, datas e tipos de operação.
Quando realizar a confirmação (botão ‘Confirmar’) da execução da rotina é apresentada tela com todas notas fiscais de saída que receberão as modificações na contabilização. Caso tenha algum impedimento, o mesmo é indicado na tela.
Aquelas notas fiscais de saída sem impedimento poderão receber a modificação na sua contabilização indicando o resultado do processamento na tela. Já as demais necessitam ser avaliadas para, posteriormente, também serem modificadas.
Há a possibilidade de modificar a contabilização da nota fiscal de saída, individualmente, diretamente no respectivo cadastro da mesma.
Em ambos os casos ocorre a exclusão dos lançamentos no módulo de Contabilidade.
Quando a configuração GF - GE - 488 - Integração Contábil estiver selecionada como “Nenhum” ou “Outros” indicando não haver a integração com o módulo de Contabilidade é exibida a tela da rotina “Descontabiliza NF/Lançamento” que, quando confirmada (botão ‘Confirmar’), apenas modificará o conteúdo do campo ‘Contabilidade’ sem realizar a exclusão dos lançamentos na Contabilidade. Da mesma forma no cadastro da nota fiscal de saída.
Como descontabilizar o CMCV das notas fiscais de saída?
O CMCV (Custo das Mercadorias Compradas e Vendidas) é contabilizado separadamente quando a configuração GE - VC - 1135 - Versão do Libera Contábil estiver selecionada como “2 Versão 2.0”, a configuração ES - GE - 1376 - Versão para o Processa Estoque for igual a “3.0”, bem como a parametrização na respectiva linha ‘CMCV’ do cadastro da regra contábil do tipo de operação. Neste caso a rotina “Descontabiliza NF/Lançamento”, localizada no menu Finanças > Gestão Financeira > Rotinas > Operacionais permite modificar a contabilização de “Contabilizado” para “Parcialmente Contabilizado” das notas fiscais de saída através dos filtros com intervalos de unidades de negócio, datas e tipos de operação.
Quando realizar a confirmação (botão ‘Confirmar’) da execução da rotina é apresentada tela com todas notas fiscais de saída que receberão as modificações na contabilização quanto ao CMCV. Caso tenha algum impedimento, o mesmo é indicado na tela.
Aquelas notas fiscais de saída sem impedimento poderão receber a modificação na sua contabilização indicando o resultado do processamento na tela. Já as demais necessitam ser avaliadas para, posteriormente, também serem modificadas.
Há a possibilidade de modificar a contabilização da nota fiscal de saída quanto ao CMCV, individualmente, diretamente no respectivo cadastro da mesma.
Em ambos os casos ocorre a exclusão dos lançamentos no módulo de Contabilidade.
Quando a configuração GF - GE - 488 - Integração Contábil estiver selecionada como “Nenhum” ou “Outros” indicando não haver a integração com o módulo de Contabilidade é exibida a tela da rotina “Descontabiliza NF/Lançamento” que, quando confirmada (botão ‘Confirmar’), apenas modificará o conteúdo do campo ‘Contabilidade’ sem realizar a exclusão dos lançamentos na Contabilidade. Da mesma forma no cadastro da nota fiscal de saída.
Como descontabilizar os movimentos de estoque?
A rotina “Descontabiliza NF/Lançamento”, localizada no menu Finanças > Gestão Financeira > Rotinas > Operacionais permite modificar a contabilização de vários movimentos de estoque de entrada e de saída através dos filtros com intervalos de unidades de negócio, datas e tipos de operação.
Quando realizar a confirmação (botão ‘Confirmar’) da execução da rotina é apresentada tela com todos os movimentos de estoque de entrada e de saída que receberão as modificações na contabilização. Caso tenha algum impedimento, o mesmo é indicado na tela.
Aqueles movimentos de estoque sem impedimento poderão receber a modificação na sua contabilização indicando o resultado do processamento na tela. Já os demais necessitam ser avaliados para, posteriormente, também serem modificados.
Há a possibilidade de modificar a contabilização do movimento de estoque, individualmente, diretamente no respectivo cadastro do mesmo.
Em ambos os casos ocorre a exclusão dos lançamentos no módulo de Contabilidade.
Quando a configuração GF - GE - 488 - Integração Contábil estiver selecionada como “Nenhum” ou “Outros” indicando não haver a integração com o módulo de Contabilidade é exibida a tela da rotina “Descontabiliza NF/Lançamento” que, quando confirmada (botão ‘Confirmar’), apenas modificará o conteúdo do campo ‘Contabilidade’ sem realizar a exclusão dos lançamentos na Contabilidade. Da mesma forma no cadastro do movimento de estoque.
Como descontabilizar os resumos de apuração?
Os resumos de apuração podem ter a sua contabilização modificada somente no seu respectivo cadastro. A rotina “Descontabiliza NF/Lançamento”, localizada no menu Finanças > Gestão Financeira > Rotinas > Operacionais não possui esta opção.
Quando modificar o campo ‘Contabilidade’ ocorre a exclusão dos lançamentos no módulo de Contabilidade, exceto quando a configuração GF - GE - 488 - Integração Contábil estiver selecionada como “Nenhum” ou “Outros” indicando não haver a integração com este módulo. Neste caso apenas modificará o conteúdo do campo citado.
Como visualizar o LOG das modificações na contabilização?
Cada modificação realizada na contabilização é atualizada no LOG indicando o usuário com data e horário da mesma. Através do botão ‘LOG Descontabiliza’ da tela da rotina “Descontabiliza NF/Lançamento”, localizada no menu Finanças > Gestão Financeira > Rotinas > Operacionais é possível acessar estas informações, porém somente o usuário com o Direito “GERENTE CONTABIL” que consegue acessar esse botão.
Acessando o botão ‘LOG Descontabiliza’ é apresentada uma tela inicial de filtros para selecionar apenas os dados desejados para a consulta.
Confirmando a execução (botão ‘Confirmar’) é apresentada a tela com as informações do LOG.
Caso acessar o botão ‘...’ é exibida outra tela com os detalhes do usuário que efetuou a respectiva modificação na contabilização.
Quais são as opções de modificações na contabilização?
A rotina “Descontabiliza NF/Lançamentos”, localizada no menu Finanças > Gestão Financeira > Rotinas > Operacionais, assim como individualmente nos cadastros possuem algumas opções que o usuário poderá utilizar para modificar a contabilização.
Quais são as proteções realizadas no módulo de Contabilidade?
Havendo a integração do CIGAM com o módulo de Contabilidade, conforme a configuração GF - GE - 488 - Integração Contábil selecionada como “Contábil CIGAM”, as modificações realizadas no primeiro também são efetuadas no segundo.
Caso houver encerramento de exercício e/ou transferência de saldo na Contabilidade o Sistema avisa e pergunta se deseja excluir ambos. Porém, somente permitirá a exclusão caso o usuário possua o Direito “DESFAZ ENCERRAMENTO”, independente se estiver dentro ou fora dos limites permitidos (datas) do módulo.
A rotina “Descontabiliza NF/Lançamento”, localizada no menu Finanças > Gestão Financeira > Rotinas > Operacionais apresenta o controle do encerramento de exercício e/ou transferência de saldo.
Há o controle do encerramento de exercício e/ou transferência de saldo também no respectivo cadastro individual, com a possibilidade de modificar a contabilização e desfazer ambos.
Importante: O encerramento de exercício e a transferência de saldo podem ser desfeitos automaticamente, porém não serão realizados novamente. O usuário que deverá efetuar este procedimento.