Introdução Gestão de Materiais

De CIGAM WIKI
Revisão de 19h25min de 5 de setembro de 2023 por Mateus.gomes (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Suprimentos > Gestão de Materiais > Gestão de Materiais

Objetivos e benefícios

· Gerencia o estoque físico e financeiro da organização, desde a matéria prima até o produto pronto. O controle e a classificação do estoque podem ser totalmente parametrizados de acordo com os critérios previamente estabelecidos, possibilitando assim, uma administração de materiais dinâmica e otimizada;

· Controle por unidades de negócio, centros de armazenagem, características, lotes, grades, números de série, embalagens;

· Controle de disponibilidade (encomendas e reservas) ao longo do tempo;

· Endereçamento de locais de armazenagem;

· Registro de inventário em qualquer período;

· Composição de itens comerciais ('kits‘);

· Integração contábil da movimentação de estoque;

· Contagem cíclica;

· Apropriação de Custo Real (custeio por absorção integrado à Contabilidade).

Características

· Atualização das posições físicas e financeiras do estoque de maneira on-line, parametrizadas conforme critérios previamente estabelecidos;

· Controle distinto por unidade de negócio;

· Controle distinto por centro de armazenagem;

· Controle distinto por especificação, identificador (Configurador de Produto), grade, lote, nº de série;

· Conversão de unidades de medida para compra e venda;

· Endereçamento de locais de armazenagem;

· Classificação ABC;

· Conceito de item comercial (kit´s);

· Rotinas de inventário, balanço e contagem cíclica;

· Integração contábil da movimentação de estoque por conta gerencial (centros de custo);

· Controle de disponibilidade no estoque (reservas / encomendas);

· Conceito de materiais alternativos, para o planejamento de necessidades;

· Gerenciamento pelos códigos GTIN (EAN) / DUN, além de códigos de fornecedores/clientes.

· Leitura de código de barras para agilizar o cadastro de pedidos, ordens de compras, movimentos de estoque.

Diferenciais

· Geração automática da prévia de estoque diariamente: através da automação para geração da prévia de estoque, que contém a posição de estoque, agiliza o processamento e fluxo de dados, a fim de computar o saldo e movimentação.

· Painel de Valorização: É um painel de conferência dos dados gerados e ou atualizados durante o processamento da funcionalidade de valorização de estoque. Pode ser usado para simples verificação bem como para pesquisa de integridade. Todo o processamento da valorização será feito pelo painel. Nele está concentrado todas as rotinas, para apuração de custos, desde a entrada da matéria-prima, distribuição de valores de processos a serem agregados aos produtos, sejam eles acabados ou produtos em processo.

· Estoque on line: Fornece de forma on-line a posição física do estoque. A progressão do custo médio é realizada através da funcionalidade valorização do estoque, que garante o encadeamento cronológico para evolução do custo. Visando ganho de velocidade no uso do estoque, bem como uma maior robustez nos dados, são utilizados recursos de banco de dados, fazendo uso assim das funcionalidades disponibilizadas por este. Os inventários mensais são gravados em tabela física, possibilitando a impressão dos mesmos a qualquer momento. Podem ser geradas "Prévias" de Inventários, sendo estas também gravadas. A exclusão de um inventário ficará registrada, para futuras consultas e auditorias.

· Bloqueio de saída sem saldo: O ERP CIGAM permite controlar saídas sem saldo do estoque, para isso é disponibilizado as seguintes opções de configurações:

- Bloquear: será emitido um aviso de bloqueio ao usuário, quando identificado uma saída sem saldo, impossibilitando a continuidade da operação;

- Permitir: a saída sem saldo será permitida, para os casos em que não há controle de saldo em estoque, sendo assim, será permitida a retirada mesmo que não exista o saldo informado no sistema.

· Limites Permitidos do Período: Os Limites Permitidos do Estoque servem como um bloqueio via sistema que não permitirá manutenção em períodos já encerrados/inventariados, isto garante a acuracidade das informações já contabilizadas e enviadas nos arquivos legais. Exemplo: No dia 31 de Janeiro foi realizado o fechamento do estoque, que gerou o inventário e juntamente com esta ação foram fechados os Limites para o módulo "ESTOQUE", sendo assim movimentos de estoque, notas fiscais e apontamentos de produção anteriores ao inventário não poderão mais ser alterados.

· Painel de Advertência: Ao Administrador do Estoque é disponibilizado uma ferramenta que permite identificar possíveis divergências de movimentação de estoque. Além de identificar e demonstrar as advertências são disponibilizadas funcionalidades de permitem correções automáticas. As advertências podem ser:

- falta de estoque caracterizando uma saída sem saldo;

- movimentos com quantidade zerada ou faltando alguma informação;

· Composição para o Custeio Integrado: a partir da valorização do estoque e fechamento do inventário é possível avaliar individualmente cada ordem de produção do período, possibilitando uma análise de quanto foi agregado em materiais, custo de processo, valor de terceiro em caso de produção externa.