Nascida dentro da Mostratec, em Novo Hamburgo, quando o então projeto inovador foi reconhecido, a Cigam Software de Gestão mostra, mais uma vez, seu DNA vanguardista. Com 38 anos no mercado, a empresa hamburguense foi a primeira a integrar seu ERP ao ChatGPT. E, agora, lança sua própria Inteligência Artificial para seus clientes: a Cia.
De acordo com Robinson Klein, CEO da Cigam, a nova tecnologia não só aprimora a análise de dados e a tomada de decisões, mas também permite uma personalização e automação que antes não eram possíveis.
"Começamos a usar a IA há oito anos com o Watson do IBM ainda. Esta experiência e a tecnologia Low-code que usamos há décadas facilitaram enormemente este trabalho".
detalha, Robinson Klein.
O executivo explica que o grande desafio dos clientes é usar mais e melhor os recursos existentes no ERP e, com a Inteligência Artificial, este trabalho foi facilitado.
"É possível fazer diversas perguntas para ela como por exemplo: como estão as vendas este mês? Qual o produto mais rentável? Ou me apresenta o DashBoard do fluxo de caixa? A conversação facilitou o aprendizado dos usuários e potencializou a produtividade da empresa, pois facilita também a automação de processos", detalha, ao frisar que os clientes podem conversar com sua empresa, literalmente, através de um chat.
"Estamos entusiasmados com o potencial da IA para transformar ainda mais a experiência dos nossos clientes. A nossa trajetória com a tecnologia tem sido uma jornada de inovação contínua, e a incorporação da IA é um reflexo do nosso compromisso em liderar o futuro da transformação digital".
comemora o CEO, Robinson Klein.
Entrevista | Robinson Klein, CEO da Cigam Software de Gestão
- O sistema ERP CIGAM já é muito bem avaliado no mercado. O que a IA conseguiu aprimorar nele?
A inovação está no nosso DNA e, com a IA, não poderia ser diferente. A Cia, inteligência artificial da Cigam se tornou um copiloto para o nosso ERP. Ou seja, ela utiliza o Software CIGAM, e não o CIGAM a usa. A Cia foi treinada e sabe como usar o CIGAM da melhor forma, considerando todas as particularidades de um usuário. Quando ela faz o papel de copiloto, ao fazer uma solicitação, a Cia executa a tarefa sem riscos de erros, sem ignorar particularidades do negócio, sem precisar de treinamento, e o mais importante, sem riscos de gerar problemas que necessitam de suporte. Ela ajuda os usuários em suas rotinas diárias aumentando a produtividade, atuando também na tomada de decisão, auxiliando a nível gerencial e estratégico. A Cia não se limita aos dados que estão dentro do ERP, pois acessa dados disponiveis na Internet, assim aprendeu sobre como os dados do ERP estão estruturados, de forma que o cliente possa "conversar com estes dados" conseguindo novas informações e mais detalhes à medida que a conversa com a empresa evolui, dando muito mais flexibilidade para conhecer e melhorar a empresa.
- A nova tecnologia está disponível para todos os clientes do ERP CIGAM?
A Cia já está disponível para todos os usuários que contratem a função e estão com o sistema atualizado. Todos os dias temos novos prompts de IA sendo criados, para ampliar ainda mais a produtividade, assim como ela está sendo treinada para interagir dinamicamente com o módulo de BI do CIGAM através de um novo conceito chamado Objetos de Negócio. Sendo assim, além de ajudar o usuário do ERP CIGAM a fazer suas tarefas, ela ira auxiliar na tomada de decisão.
- Como você avalia a trajetória da Cigam com a tecnologia e, agora, com a lA?
A Cigam sempre foi inovadora, Construimos a cultura de inovação nestes 38 anos de história, e, haje, nessa equige atua como agente da transformação digital, levando tecnologia, gestão e informação para todo o eceristema empresarial, Nossa trajetória com a tecnologia tem sido marcada por um compromisso constante em antecipar tendencias e atender as necessidades do mercado, sempre incorporando soluções de ponta para otimizar processos e agregar valor aos nossos clientes, cumprindo nosso propleto que é impulsionar o sucesso dos negócios e das pessoas, Com a chegada da Inteligência Artificial, estamos dando um novo passo significativo.
- A Cigam já prepara novidades para 2025?
Estamos sempre aprendendo com os clientes para inovar de maneira rápida e atender as necessidades impulsionadas pela tecnologia. Na década de 1990, adotamos uma tecnologia Low-code que permitia uma produtividade 40 vezes maior, e isto fez toda diferença para estar entre os melhores do mercado. Este foi um grande aprendizado que nos faz querer continuar inovando sempre. Na era da informação, onde a quantidade de dados gerados pelas empresas cresce rapidamente, contar com um ERP inteligente como o CIGAM é essencial. Ter ferramentas que não apenas gerenciam os dados, mas proporcionam insights valiosos, pase ser o diferencial.
Fonte: Grupo Sinos