Conceituada pela primeira vez em 1950, pelo matemático Alan Turing, a Inteligência Artificial (IA) não é algo novo. Ainda assim, este campo da ciência da computação tomou proporções exponenciais muito recentemente: foi apenas em 2011 a primeira interação humana de fácil acesso com uma até então limitada Siri, Inteligência Artificial da Apple para dispositivos móveis. Já as primeiras pesquisas relacionadas à Inteligência Artificial feitas pela CIGAM aconteceram alguns anos mais tarde, em 2017. Hoje, o ERP CIGAM se destaca como o primeiro Software de Gestão do mercado brasileiro a integrar a sua própria assistente virtual ao Chat GPT, lançado oficialmente em novembro de 2022 como uma das grandes evoluções da Inteligência Artificial.
Mas afinal: o que é Inteligência Artificial? Quais são as principais expectativas criadas a partir dela? Neste artigo, o CEO da CIGAM Software de Gestão, Robinson Klein, explica um pouco mais sobre como a IA funciona, quais são os seus principais desafios, suas oportunidades, e como a CIGAM tem se colocado como uma empresa inovadora diante deste novo contexto.
O que é a Inteligência Artificial?
De maneira bastante resumida, a Inteligência Artificial pode ser descrita como a Inteligência Humana construída digitalmente. De memória ilimitada, ela multiplica e democratiza o nível de conhecimento à nossa disposição e agrega habilidades aos seres humanos, assumindo atividades que antes eram consideradas manuais. Isso tudo com acesso livre para qualquer pessoa - é como se tivéssemos um consultor especialista sobre todos os assuntos do planeta, disponível 24h por dia, gratuitamente. Alguns exemplos de Inteligência Artificial que já estão adaptados ao nosso dia a dia são: assistentes virtuais, reconhecimento de voz e imagem, dublagens de vídeos, traduções simultâneas, criação de textos, imagens e vídeos, e resumos de livros e documentos.
Como a Inteligência Artificial funciona?
Com os avanços da Deep Learning, a Inteligência Artificial, que antes era apenas pré-treinada (a exemplo do ChatGPT), passou também a aprender, compreendendo a linguagem humana e permitindo assim a possibilidade de conversações entre humanos e máquinas. Hoje já é possível citar três tipos principais de Inteligência Artificial que simulam a inteligência humana:
Inteligência Artificial Limitada (ANI)
Também conhecida como Inteligência Artificial Fraca, a ANI refere-se a sistemas de Inteligência Artificial projetados para executar tarefas específicas e limitadas. Esses sistemas são treinados para desempenhar uma função específica com alto desempenho, como reconhecimento de fala, classificação de imagens ou tradução de idiomas. No entanto, eles não possuem a capacidade de compreender ou aprender além de sua tarefa designada.
Inteligência Artificial Geral (AGI)
A AGI representa a Inteligência Artificial Forte, que se refere a sistemas de IA com capacidade de realizar qualquer tarefa intelectual que um ser humano possa fazer. Essa forma de IA é capaz de aprender, compreender, raciocinar e aplicar seu conhecimento em diferentes contextos, abrangendo uma ampla variedade de habilidades cognitivas.
Inteligência Artificial Superinteligente (ASI)
A ASI é um nível hipotético de Inteligência Artificial que ultrapassa a capacidade intelectual humana em todos os aspectos. Uma ASI seria capaz de superar significativamente a inteligência dos seres humanos em todas as áreas, incluindo criatividade, resolução de problemas, tomada de decisões e compreensão de múltiplas disciplinas. A ASI é considerada uma forma de IA altamente especulativa e ainda não foi alcançada.
É importante observar que, atualmente, a maioria dos sistemas de Inteligência Artificial existentes se enquadra na categoria de ANI, com esforços contínuos na direção da AGI e ASI representando desafios mais complexos e futuros da pesquisa em IA.
PROMPT: O GRANDE SEGREDO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Um prompt para Inteligência Artificial é uma instrução ou uma frase inicial fornecida ao modelo de IA para orientar sua geração de texto ou resposta. Ao receber um prompt, o modelo de IA processa a informação fornecida e gera uma resposta com base no contexto e no conhecimento que adquiriu durante o treinamento.
A escolha e formulação adequada do prompt podem influenciar a resposta e o desempenho do modelo de IA. Ou seja: a nova inteligência agora é saber fazer perguntas. Se a pergunta certa for feita, a resposta certa será encontrada. E quanto mais completa for a pergunta, melhor.
Os desafios e oportunidades da Inteligência Artificial
De acordo com Geoffrey Hinton, Cientista da Computação conhecido por seu trabalho sobre redes neurais artificiais, novas IA?s já são 1000x mais inteligentes que os humanos. Por isso, para além de questões de cibersegurança e regularização internacional, o grande desafio hoje está na barreira cultural para a inovação. É natural que as pessoas tenham dificuldade em aceitar o novo e ainda existem muitas restrições para o uso da IA, mas é impossível "desinventá-la". E se a Inteligência Artificial for usada de foram ética e consciente, pode fazer com que cada um de nós melhore nosso trabalho, seja mais eficiente, entregue mais rápido, com mais qualidade, mas assertividade e, consequentemente, seja um profissional melhor.
Dentro deste contexto, revoluções na educação e no mercado de trabalho devem acontecer: as pessoas terão menos trabalho e poderão se dedicar ao principal diferencial do ser humano em relação a Inteligência Artificial - a inteligência emocional. A máquina, apesar de tudo, é binária. A partir de agora, o que devemos começar a nos perguntar é: "como faço uso destas novas tecnologia a meu favor, para que eu consiga me dedicar ao meu maior diferencial?".
O ERP CIGAM junto à Inteligência Artificial
A CIGAM acredita em um futuro promissor para aqueles que se adaptarem primeiro, e assim se prepara para lidar com a aceleração das mudanças.
Ainda em 2017 teve sua primeira experiência com Inteligência Artificial junto ao Watson, da IBM. Desde então, lançou a CIA, Assistente Virtual própria do ERP CIGAM. Já em fevereiro de 2023, como novidade mais recente, posicionou-se no mercado como o primeiro Software de Gestão a integrar a sua Inteligência Artificial com o ChatGPT. Hoje, através da ferramenta, já é possível realizar perguntas, tirar dúvidas (com níveis de precisão visíveis), melhorar textos e até mesmo fazer análise de alguns dados disponibilizados pelo sistema.
Muito deste pioneirismo se deve ao Low Code, tecnologia utilizada pela CIGAM. A junção desta linguagem de programação com a Inteligência Artificial possibilita a criação de soluções muito mais poderosas, de maneira muito mais rápida. Além disso, a CIGAM Wiki, principal base de documentos e manuais do ERP CIGAM, disponível de maneira integral na internet, também facilitou o processo de entendimento da Inteligência Artificial pré-treinada a respeito do ERP.
Os avanços da Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial chega para facilitar a vida das pessoas, assim como tantas outras tecnologias. A partir dela chegaremos a melhoras significativas em produtividade, com menos trabalho e estresse, e mais saúde, educação e segurança. Produtividade aumenta a riqueza, a distribuição e a qualidade de vida!
Por isso, sem pânico! As pessoas superestimam a capacidade de curto prazo, mas subestimam a longo prazo. É preciso olhar pelo lado positivo e vislumbrar o quanto podemos ganhar com isso juntos, enquanto sociedade.
Conteúdo escrito com base na palestra de Robinson Klein sobre os desafios e oportunidades da Inteligência Artificial. Para assistir, clique aqui.