A transformação digital é uma mudança no modelo de negócios que já está acontecendo, por isso é importante entender como cada negócio é afetado e como cada parte do ecossistema das organizações está envolvido nesta jornada. Para que a transformação digital inicie é necessária uma mudança de visão das lideranças, além da construção de uma estratégia empresarial para então, com o incentivo a inovação e uso da tecnologia adequada, fazer a mudança.
A principal preocupação dos líderes é garantir que suas organizações façam adequadamente sua transformação digital e perpetuem seus negócios na atual Revolução Industrial 4.0. De acordo com a Harvard Business Review (HBR), o risco da transformação digital é a preocupação número 1 para CEOs, diretores e outros executivos seniores e atualmente 70% dos investimentos em transformação digital não tem conseguido atingir os resultados.
Mas calma, o objetivo aqui é mostrar que a transformação digital é uma grande oportunidade para todos.
Diagnóstico de maturidade da Transformação Digital
Este diagnóstico lhe permitirá entender sua maturidade nos principais aspectos da jornada da transformação, incluindo a cultura digital, engajamento das partes, empoderamento da equipe e grau de automação da empresa.
Na conclusão da pesquisa você receberá um relatório que permitirá analisar e comparar a maturidade da sua empresa com a média do mercado e do setor, por CNAE e porte.
Esta pesquisa segue as recomendações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nenhuma empresa será identificada publicamente e as informações compartilhadas aqui são confidenciais.
A Transformação Digital acontece em 5 passos:
Digitalização
É um processo contínuo dentro da transformação digital, onde as mudanças acontecem todos os dias de forma acelerada e novas tecnologias são disponibilizadas e aplicadas gerando ameaças, mas também grandes oportunidades. A forma como cada um vê estas mudanças depende da visão empreendedora e capacidade de assumir os riscos inerentes à inovação.
Desmonetização
É a etapa mais difícil de vencer, é a decisão de seguir com a transformação que vai acabar com a forma atual da empresa ganhar dinheiro em prol de um futuro melhor. É nesta fase que muitas empresas desistem do processo e deixam grandes oportunidades passarem. É o case clássico da Kodak que deu início a câmera digital e não liderou este mercado.
Democratização
Tem relação direta com a internet e a forma rápida, indiscriminada, fácil e barata com que o conhecimento está disponível. No passado era suficiente estudar para ter uma profissão, hoje é uma jornada contínua de atualização para se manter competitivo.
Disrupção
É a quebra ou descontinuação de um processo. Como diz Clayton Christensen, "É quando as novas tecnologias levam empresas ao fracasso", e isto acontece com as empresas que continuam fazendo o que sempre fizeram e não fazem a sua transformação.
Desmaterialização
É a fase final da transformação, onde o produto, processo ou negócio antigo deixa de ter relevância e o novo modelo passa a dominar o mercado. Alguns exemplos claros estão na nossa mão diariamente, com o smartphone e aplicativos que só nos últimos 10 anos desmaterializaram os tocadores de música, CD's, DVD's, câmeras fotográficas, filmadoras, calculadoras, lanternas, agendas, mapas, guias, agências de viagem, agências bancárias, táxis, jornais, revistas, entre tantos outros que já foram ou estão sendo desmaterializados.
Como fazer a Transformação Digital na prática?
Este conjunto de ferramentas são disponibilizadas para todo ecossistema, não somente dentro da empresa, permitindo que o engajamento e otimização sejam completos e a transformação mais eficiente.
Engajamento
O engajamento dos clientes/usuários é muito particular e cada organização deve definir quais são as transformações que ofereceram os melhores benefícios para engajar os seus clientes.
Empoderamento dos colaboradores
É fundamental que cada membro do time entenda a sua transformação de carreira e faça sua contribuição para que os processos de digitalização sejam mais eficientes e contribuam para o crescimento de todo ecossistema da organização.
Automação dos processos
É quando as atividades são otimizadas, deixando de exigir esforço humano e os colaboradores têm disponibilidade para gerar valor para a empresa e fazer aquilo que apenas o ser humano consegue fazer: foco no cliente, empatia, pensamento estratégico, capacidade de adaptação e inovação.
Transformação
É quando acontece a transformação digital, de fato, seja dos produtos, serviços ou processos. Acontece quando as pessoas tem mais disponibilidade para engajar todo ecossistema e liberdade para inovar.
Para cada um destes 4 pilares a CIGAM construiu soluções que ajudam as empresas a fazer sua transformação digital.
Essas soluções incluem portais de comunicação, integração, logística e disponibilidade para todo ecossistema empresarial: colaboradores, gestores, clientes, fornecedores, vendedores, representantes, técnicos, fintechs, bancos, entre outros.
- Ferramentas que dão autonomia aos usuários para ajustar a aplicação e otimizar processos.
- Integração com IoT (internet da coisas) e conectores prontos com as principais aplicações do mercado e um conector builder para simplificar novas integrações.
- Ferramenta e dados de inteligência de mercado para auxiliar na estratégia organizacional.
- Solução de análise de dados e BI integrado a toda solução.
Este conjunto de ferramentas são disponibilizadas para todo ecossistema, não somente dentro da empresa, permitindo que o engajamento e otimização sejam completos e a transformação mais eficiente. Cada uma destas tecnologias oferece um mundo de possibilidades para todos que estiverem dispostos a se transformar e aproveitar este momento de oportunidades.